"

Terapeuta Ercília Fernandes 

Terapia da Fala

Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro em 2007, concluiu o Mestrado em Ciências da Fala e da Audição na mesma Universidade em 2010 e o Curso de Especialização em Perturbações da Linguagem e da Comunicação na Criança em 2018.

Iniciou a atividade profissional em 2007, tendo exercido funções desde então em contexto clínico, com passagens também pelo contexto escolar (público e privado/cooperativo).

Atualmente integra a equipa do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Associação de Solidariedade Social de Lafões (ASSOL), desempenhando funções em escolas públicas.

A Terapia da Fala atua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. Para além destas áreas, intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).

A Terapia da Fala pode ser indicada em indivíduos de todas as idades – recém-nascidos, crianças, jovens, adultos ou idosos – com ou sem patologias diagnosticadas, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).